quarta-feira, 30 de março de 2022

 

A  sala do laboratório de informática tem uma rotina variável com a participação dos membros de uma comunidade  escolar  alunos e professores.  A  presença de profissionais que trabalhem diretamente com os laboratórios de informática, de forma orientada e planejada, é indispensável para que esse espaço escolar seja efetivamente utilizado e para que se promova a inclusão digital da comunidade escolar.

O trabalho desenvolvido no Laboratório de Informática Educacional vem com objetivo de melhorar os conhecimentos em sala de aula, bem como, promover a inclusão digital dos alunos e professores e contribuir para a permanência dos alunos na escola e amenizar a evasão escolar.

 

Uma grande dificuldade de viabilizar um laboratório de informática com número suficiente de computadores para os alunos nas escolas públicas. Contudo, essa dificuldade pode ser suprida se houver uma estratégia conjunta com professores que visem rodízio de alunos, definição de nível de ensino e séries a serem atendidas e a divisão do mesmo computador com dois  alunos.

Se faz necessário despertar maior motivação por parte dos professores para o enfrentamento dos problemas inerentes a prática pedagógica cotidiana. Uma vez que os computadores apresentam constantemente problemas de conexão, os alunos são impacientes para lidar com a lentidão das máquinas, a desatualização dos programas e navegadores utilizados, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário